Na literatura científica não tem consenso. Revisões sistemáticas e grupos de discussão divergem sobre o melhor pacote de exercícios para as dores lombares crônicas sem uma causa específica. Desde 2000 acompanho essa discussão, minha monografia de conclusão do curso de fisioterapia era sobre exercícios físicos e lombalgia, naquela época exercícios de estabilização do tronco começavam a despontar como solução.
Estabilização de tronco é a sinergia de contração entre os músculos da parede abdominal, costas e períneo que suportam a coluna vertebral, muitos chamam isso de treinamento do “Core”.
Hoje se sabe que nem todo mundo se beneficia desses exercícios, os pesquisadores voltam os seus esforços para destrinchar e classificar em subgrupos a lombalgia crônica sem causa específica e a partir daí traçar o melhor tratamento.
O objetivo do fisioterapeuta é identificar qual é a melhor intervenção para diminuir a dor e melhorar o movimento da coluna vertebral. Ainda não há uma versão definida de classificação, mas vejo duas grandes formas de abordagens que descreverei em outro momento.
Se ele utiliza Pilates, RPG, Iso-streching, Cinesioterapia Funcional, Treino de Core, o que é importante é o trabalho ser personalizado, após uma avaliação física detalhada e estudo da biomecânica do indivíduo e do psicossocial. A avaliação é demorada e muitos fisioterapeutas buscam realizar testes irritativos para identificar com precisão qual é a restrição que está causando a disfunção e dor.
O tratamento costuma incluir manipulação ou mobilização do segmento afetado em combinação com um a três exercícios que exigem concentração e precisão na execução e dependendo da formação do fisioterapeuta bandagem e acupuntura também são utilizados.
Os exercícios para tratamento das lombalgias crônicas sem causa específica não podem criar, no primeiro momento, muita instabilidade ao praticante e nem requisitar grandes grupos musculares simultaneamente, os exercícios são simples e lentos. Então, não espere acrobacias nem torções demasiadas, lembre-se que você está buscando a estabilização da coluna e a mesma está com restrições, logo não force. Lembrando sempre que nenhum exercício pode aumentar ou causar dor.
Um comentário:
Isso mesmo!!!
Adoro seu Blog, sucesso!!!
Bjs da amiga e colega de profissão.
Dra. Aline Winagraski
Postar um comentário